Pular para o conteúdo principal

JERRY WEST, O ARAUTO DO BASQUETE



O dia ficou mais triste na manhã desta quarta-feira, para os amantes do basquete.

Foi noticiado o falecimento de Jerry West, que aos 86 anos, fez a comunidade da NBA repercutir em homenagens e memórias.  

Difícil apontar pessoa que teve mais impacto na história da liga, muito além de sua silhueta compor o logo da associação. Sua paixão pelo jogo o impulsionou a ser, provavelmente, a pessoa mais bem sucedida desde a criação da NBA. 

Como Jogador

O Mr Clutch foi, até a ascensão de Michael Jordan, considerado o maior shooting guard de todos os tempos. Protagonista do surgimento do Lakers para a NBA, ao lado de Baylor e Goodrich, West fez o Lakers ser um um programa para se assistir: Los Angeles e basquete, combinação perfeita. Seu título, ao lado de Wilt, coroou sua ambição e vida: vencer. 

Além das contribuições à evolução do jogo, como o arremesso à distância, antes da implementação da linha de 3 e o arremesso pull-up, alguns dos principais feitos de Jerry West:
  • Los Angeles Lakers (1960-1974): Jerry West jogou toda sua carreira na NBA pelos Lakers.
  • 14 vezes All-Star: West foi selecionado para o All-Star Game em todas as suas temporadas, exceto uma.
  • 10 vezes All-NBA First Team: Um reconhecimento de sua excelência como um dos melhores jogadores da liga.
  • 5 vezes All-NBA defensive team: um dos primeiros jogadores two-way da NBA. 
  • NBA Champion (1972): Conquistou seu único título como jogador dos Lakers em 1972.
  • NBA Finals MVP (1969): Foi o primeiro e único jogador a ganhar o prêmio de MVP das Finais estando no time perdedor.
  • Carreira Pontuação: Terminou sua carreira com 25.192 pontos, uma média de 27,0 pontos por jogo.
  • Recorde nos Playoffs: Conhecido por seu desempenho nos playoffs, ele tem uma média de 29,1 pontos por jogo em partidas de pós-temporada.

Curiosidades:

  • "Mr. Clutch": Ganhou este apelido por sua habilidade de fazer jogadas decisivas nos momentos cruciais dos jogos.
  • O Logotipo da NBA: A silhueta icônica do logotipo da NBA é baseada na imagem de Jerry West.
  • Universidade de West Virginia: Antes de entrar na NBA, Jerry teve uma carreira universitária de destaque, levando sua equipe às finais do torneio da NCAA.

Como Dirigente

Jerry West foi simplesmente responsável por draftar James Worthy, estabelecer Pat Riley como treinador, montar o time para Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar - e dar suporte no garrafão nos seus últimos anos com Michael Thompson. Depois do Showtime, apesar da falta de títulos, manteve o Lakers relevante na década de 90' com o Lakeshow, com nomes como Divac, Eddie Jones e Van Exel, o que posteriormente, culminou na vinda de Kobe e a contratação de Shaq. 

Carreira Executiva:

  • Los Angeles Lakers: Após se aposentar como jogador, West se tornou treinador assistente e depois o gerente geral dos Lakers.
  • Construção das Dinastias: Foi fundamental na formação das dinastias dos Lakers nos anos 1980 e no início dos anos 2000, incluindo as eras de Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar, e posteriormente, Kobe Bryant e Shaquille O'Neal.
  • Memphis Grizzlies: West se juntou aos Grizzlies como consultor em 2002 e ajudou a transformar a franquia, levando-a aos primeiros playoffs da história do time.
  • Golden State Warriors: Em 2011, West se juntou aos Warriors como consultor, desempenhando um papel crucial na construção do time que se tornaria uma das maiores dinastias da NBA moderna. Veio dele o conselho para não trocar Klay Thompson. 
  • Los Angeles Clippers: Mais recentemente, West se juntou aos Clippers como consultor, ajudando a atrair talentos como Kawhi Leonard e Paul George.

Principais Feitos:

  • 8 Títulos da NBA como Executivo: Como gerente geral e consultor, West conquistou 8 títulos da NBA.
  • Dirigente do Ano da NBA (2 vezes): Recebeu o prêmio de Executivo do Ano da NBA em 1995 e 2004.

Curiosidades:

  • Olho para Talento: West é conhecido por seu incrível olho para identificar e desenvolver talentos, tanto através do draft quanto em negociações. Além do draft, West sempre soube o que era necessário para se montar equipes vencedoras, desde a aquisição de grandes estrelas, a role players vencedores. 
  • Influência Duradoura: Sua influência e contribuições ao basquete profissional se estendem por mais de seis décadas, tornando-o uma das figuras mais respeitadas e influentes do esporte.

Jerry West não é apenas uma lenda dos Lakers; ele é uma lenda da NBA, um ícone cujo impacto se estende muito além das quadras, moldando gerações de jogadores e equipes. 

Um post, ainda que de milhares de palavras, não seria suficiente para descrever quão grande foi Jerry West para o basquete e que, sem sua paixão, ambição, pioneirismo e visão, a NBA não seria o que é hoje. 

Nossas condolências à família e que descanse em paz, Mr Laker. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUMMER LEAGUE LAS VEGAS 2025: JOGO #1 - LAKERS X MAVERICKS

Hoje é dia de BRONNY ! O quanto antes Cooper Flagg aceitar que ele não é a maior estrela do torneio, mais cedo ele pode ir pra casa chorar no travesseirinho dele com uma foto do Larry Bird.   ESCALAÇÕES TRIVELIANAS: LAKERS  🏀 PG: Bronny James 🏀  SG:  DJ Steward 🏀  SF: Daltonico Kinect 🏀  PF: Cole Swider 🏀  C:  Darius Bazley DALLAS 🏀 PG: Até parece que alguem sabe 🏀  SG: Kkkkkk sei la mano 🏀  SF: Alguem 🏀  PF: Cooper Bandeira 🏀  C: Alguem provavelmente mais alto que os outros 📋  Informações do jogo de hoje ​ Horário:  21h00  (horário de Brasília) ​ Local:  Thomas & Mac, LAS VEGAAAS BABY, NV Transmissão:   NBA League Pass

LAKERS VENDIDO POR $10 BILHÕES 🤑

HISTÓRIA SENDO FEITA: Mark Walter, proprietário dos Dodgers, acaba de adquirir participação majoritária dos Lakers por uma avaliação estratosférica de $10 bilhões! 💰 É oficialmente a MAIOR venda de franquia americana da história! A Família Buss, que controlava o time há décadas, e que havia prometido nunca vender a franquia, acabou pegando todo mundo de surpresa. E para todos os fãs do time verde, que estavam se achando... CALMA AÍ! 😎 Sim, o Boston Celtics foi vendido recentemente por $6,1 bilhões para Bill Chisholm - um valor que na época era recorde. MAS... os Lakers acabaram de OBLITERAR esse número com $10 bilhões! Diferença? Uns meros $3,9 bilhões a mais! O que prova que o Lakers não é só uma franquia maior, é um IMPÉRIO roxo e dourado. Esta venda coloca definitivamente os Lakers como a franquia esportiva mais valiosa já vendida nos EUA, deixando até mesmo os campeões atuais da NBA no chinelo quando o assunto é valor de mercado! Um pequeno detalhe que não foi mencion...

FREE AGENCY 2025: E O LAKERS, HEIN?

A temporada já acabou faz uma semana - e perdeu a graça desde que o Lakers saiu na primeira rodada né - o draft já foi e a FA já começou ontem.  O post tá atrasado, mas a nossa decepção com Rob Pelinka é sempre pontual.  Claro que se o @Bambam não fosse preguiçoso ou um CAPACHO do ChatGPT, eu seria rico e poderia cobrir a FA em tempo real né, mas a vida é assim mesmo.  O que tivemos até a agora? LeBrão James O véio optou pela PO de 52.6M - coisa que nunca fez na carreira - e saiu dando alfinetadinha no Lakers. Como se o preguiçoso do Pelinka soubesse da realidade. Se liga né Paulo Rico. Fico até aliviado de ele não ter abaixado salário, Pelinka ia preservar pra 2027, pelo jeito.  O Lakers vem forte em 2025 com o Big Three : Luka Doncic, LeBron James e CAP Space .  Doriana Finney Smith O três letras declinou a PO, deu tchau tchau pro Luka e bloqueou o JJ no zap.  Mais uma masterclass de Rob Pelinka: manda 3 picks de segundada rodada, pelo aluguel de um ...